19 de Janeiro de 2018
|55| 3744.4061
Sinalizando o Risco
13 de Setembro de 2017
           Em todo o trabalho que envolve segurança ocupacional é importante haver, antes de qualquer outro objetivo, o de identificar todos os riscos associados às atividades a serem desenvolvidas no ambiente laboral. Nenhum trabalho, qualquer que seja em Segurança do Trabalho, terá êxito sem que, antes de tudo, os riscos presentes sejam todos, sem exceção, identificados.      
            Nosso dever é o de identificar os riscos de maneira correta e sinalizá-los devidamente, a fim de que ninguém seja surpreendido a ponto de se lesionar em função de uma comunicação precária, por parte do setor responsável, em relação a qualquer risco presente.           
           Em princípio, jamais podemos admitir que qualquer risco, por mais ínfimo e aparentemente familiar, deixe de ser, por qualquer razão, devidamente identificado. Esse deve ser o ponto de partida: nunca podemos desprezar qualquer risco existente.
            A sinalização deve marcar a fronteira entre o nosso corpo, ou parte dele, e o risco. Isso compreendido, admitimos também que qualquer perigo que exista, e com o qual podemos interagir, pode ser omitido, seja diretamente (de forma explícita) ou tacitamente (que fique implícito). O acidente deriva de um risco e este último de uma fonte perigosa.
Fonte: Revista Proteção
FOTOS
COMENTÁRIOS